Neste momento a Policia Militar de Bom Conselho localizou um cadáver de origem desconhecida, enforcado num pé de árvore, dentro de um cercado às margens da PE-218, próximo a entrada do lixão da cidade. A policia foi informada deste achado macabro, por volta das 18h, neste instante a reportagem do Blog do Poeta, está acompanhando a movimentação policial. Nas últimas 24 horas em Bom Conselho foi registrado um homicidio, uma tentativa de homicidio, acidentes de motos e agora, possivelmente uma desova.
O corpo deste desconhecido está amarrado pelo pescoço numa árvore de pequeno porte. Neste momento chegou ao local de dificil acesso, um senhor morador da Serra de Santa Terezinha, com documento do irmão que está desaparecido há pelo menos quatro dias. A dificuldade para retira o corpo é que chove muito neste momento. A qualquer momento mais informações neste blog.
Pelas informações colhidas no local, o cara deve ter sido morto em outro local e feita a desova no municipio de Bom Conselho. A policia não tem informações de onde pode ter vindo este homem, aparetando 32 anos de idade. A principio não há marcas de tiros, mas, foi encontrada uma sacola plástica que pode ter sido utilizada na cabeça da vitima. Ao lado do cadaver foi encontrada uma camiseta azul e chinelas havaianas também com o número 42. Para mais informações ligar para a delegacia de Bom Conselho pelo número 87*3771-3915 e 87* 3771-3918.
A policia militar está aguardando a chegada da policia civil no local para fazer os primeiros levantamentos e posteriormente levar o corpo para o IML de Caruaru. Segundo informações policiais, o rabecão do IML está quebrado e não virá à Bom Conselho e quem estará fazendo a remoção do corpo do desconhecido, será o serviço funeral Monsenhor Dâmaso, com autorização da secretaria de assistência social do municipio.
Por volta das 15:30h deste domingo, 29/01, aconteceu o segundo homicidio e a primeira tentativa de homicidio numa única ocorrência, em Bom Conselho. Segundo relatos policiais, a senhora Lenira Cordeiro de Lucena, estava em, casa acompanhada do pedreiro Cicero Pedro dos Santos, 53 anos, quando alguém bateu na porta de sua casa e quem foi abrir a porta foi o Cicero. Após abrir a porta da casa, o Cicero se deparou com a fúria do ex-marido da Lenira, que já foi o golpeando com uma faca peixeira. Numa ação rápida e voraz, Antônio Cordeiro dos Santos, ex-marido de Lenira, que andava inconformado com o fim do relacionamento, deu três facadas, no Cícero, que também era pedreiro e mantinha um relacionamento com Lenira.
Facada no peito pode ter motivado a morte do pedreiro
Duas facadas atingiram os braços de Cicero e outra facada atingiu o peito da vitima, que mesmo sendo socorrido para o hospital local, não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito. Já a senhora Lenira Cordeiro de 31 ano de idade, também deu entrada no Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso, com um uma facada no pescoço. Após o atendimento médico e ficar em observação por algumas horas, foi liberada para sua residência. Outras informações, também foram repassadas a reportagem deste blog, que a separação de Lenira e Antônio já tinha ido parar na justiça local, pois, ele não aceitava a separação. O crime aconteceu na residência que eles moravam, na Travessa São Sebastião, 29, bairro da Cohab, em Bom Conselho. Até o fechamento desta reportagem, (às 22:00h), o acusado do homicidio e tentativa de homicidio, Antônio Cordeiro dos Santos, continuava foragido e o corpo do Cicero Pedro dos Santos, a espera, no necrotério do hospital do município, aguardando que a Policia Civil de Garanhuns, viesse fazer os primeiros levantamentos e em seguida levar o corpo para o Instituto de Medicina Legal de Caruaru, tudo isso depois de sete horas depois que aconteceu o crime. Aos finais de semana, a cidade de Bom Conselho, fica sem delegado e sem Corpo de Bombeiros. Em caso de situações como esta, a população fica a mercê de Garanhuns, Águas Belas, dependendo do plantão escalado. E se o povo precisar? Chame a PM!!!
Corporação recebeu treze veículos e espera por coletes a prova de balas e armamento.
Mais eficiência. Este é o objetivo da conclusão da primeira etapa do projeto da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, que ontem entregou 13 veículos, sendo 12 carros e um micro-ônibus, à Guarda Municipal. A renovação e ampliação da frota não param por aí. No mês de fevereiro, a corporação receberá mais cinco caminhonetes e 150 coletes balísticos.
Conforme o comandante da Guarda Municipal de São José, Jeferson Lima, o incremento é de 100%, além da resposta rápida às solicitações e abrangência em todo o território. “Tínhamos seis carros, agora teremos 12, mais o micro-ônibus e as caminhonetes”, explica. De acordo com ele, os veículos são equipados com rádio comunicador, sirene e iluminação de emergência. O secretário Sanderson de Jesus destaca que os novos veículos são sinais de menos problemas, redução nos gastos de carros que esperam conserto, economia e mais pessoal trabalhando nas ruas. O convênio para renovação da frota, equipamentos e cursos de capacitação é de aproximadamente R$ 1,2 milhão.
Para o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar de São José, Romualdo Weiss, as viaturas representam mobilidade. “A PM e a Guarda Municipal precisam de bons equipamentos para atender as ocorrências rapidamente”, ressalta. Weiss anuncia que nos próximos dias o órgão receberá de 10 a 15 novas viaturas para a troca da frota.
Armamento para os 136 agentes pode chegar este ano;
Diferente da Guarda Municipal de Florianópolis, a corporação josefense não é armada. De acordo com o comandante Jeferson Lima, o projeto para armar os 136 agentes está pronto e já foi enviado à Polícia Federal e ao Ministério do Exército, que precisam aprovar a solicitação. “A Câmara de Vereadores também já recebeu o projeto de criação da corregedoria exigido e aguardamos”, observa.
Lima comenta que o recurso para adquirir as 150 armas calibre 380, as quatro espingardas calibre 12 e as munições, previstas no projeto, está assegurado. “Depois do edital lançado e concluído, adquirimos as armas compradas e começamos o treinamento, que será ministrado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal)”.
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) anunciou, nesta sexta-feira (20), em Rio Claro, a liberação de R$ 75 milhões para a contratação de cerca de mil guardas patrimoniais armados. Eles farão a segurança de fóruns de todo o estado.
Em um encontro durante a tarde, o presidente do tribunal, o desembargador Ivan Sartori, falou sobre as medidas para reforçar a segurança nos prédios do judiciário, após o atentado a bomba que deixou dois feridos na semana passada.
Sartori manifestou apoio aos funcionários e reconheceu a fragilidade dos prédios. Uma reportagem do Jornal da EPTV mostrou o problema em São Carlos, Araraquara e Sumaré. “A segurança é frágil, mas, particularmente em relação a Rio Claro, nós já temos um reforço da Polícia Militar, da Guarda Civil”, disse.
A contratação dos guardas patrimoniais deve resolver a questão da vulnerabilidade dos fóruns. “Essas licitações estão divididas em regiões do estado todo, mas assim que for firmado o contrato da região de Rio Claro, a cidade receberá prioritariamente esses agentes de proteção”, explicou o juiz assessor da presidência do TJ, João Baptista Galhardo.
Além do presidente do TJ-SP, a presença que mais chamou a atenção foi a da juíza Cynthia Andraus Carretta (foto), que fez a primeira aparição em público após o atentado a bomba endereçado a ela no dia 12 de janeiro.
A juíza ficou pouco tempo no Fórum e saiu sem dar entrevistas. Por meio da assessoria de imprensa, ela agradeceu a visita do presidente do TJ-SP e a forma como o judiciário tem tratado o fato. Disse também que confia nas investigações da Polícia Civil para solucionar o caso, mas não adiantou quando pretende retornar ao trabalho.
O desembargador garantiu que vai acompanhar as investigações de perto, tanto que pediu para conhecer as dependências do Fórum e a mesa onde a bomba explodiu.
Medidas para reforçar a segurança dos servidores já foram tomadas. “Nós já reforçamos a comunicação entre os nossos agentes com rádios digitais. Trouxemos também maior especificação na questão dos detectores de metal e também estamos analisando a questão da entrada e identificação das pessoas que frequentam o Fórum”, disse Galhardo.
A comitiva ainda visitou as obras do novo Fórum. De Rio Claro, Sartori seguiu para Ribeirão Preto para visitar o funcionário ferido com os estilhaços da bomba.
Na palestra, organizada pela Polícia Militar e Tribunal de Justiça (TJ-SP), os servidores aprenderam vários procedimentos simples que podem evitar explosões.
Bomba
O artefato explosivo, feito com pólvora, pregos, tachinhas e vidro, estava escondido dentro de um papai Noel em uma caixa embrulhada com papel com motivos natalinos. Segundo a PM, ele não tinha remetente e era destinado à juíza Cynthia Andraus Carretta, que agora anda com escolta policial. Ele só explodiu no momento em que o funcionário inseriu uma pilha.
O funcionário que abriu o pacote com a bomba, Menotti Ragazzi, continua internado no Hospital Especializado de Ribeirão Preto e ainda não existe previsão de alta.
Motivações e Investigação
O presidente do TJ-SP afirmou que o atentado pode ter ocorrido por vingança, após uma decisão da juíza Cynthia sobre a guarda de uma criança. A Polícia Civil não descarta a possibilidade, mas apura outras hipóteses. Por enquanto ninguém foi preso.
Neste final de semana não houve registro de violência em Bom Conselho, pelo menos foram as informações fornecidas pela PM até as 20h deste domingo. Realmente um final de semana tranquilo e que permaneça assim! Depois de bastante calor, as primeiras chuvas do ano já apareceram, será que foi isso? A galera que gosta de aprontar, pelo jeito não saiu de casa.
A Polícia Militar do Paraná entregou, na manhã de quinta-feira (19), 50 revólveres, calibre 38, à Guarda Municipal de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. “A Polícia Militar usa pistola ponto 40 como arma padrão. Os revólveres eram usados anteriormente e estão em desuso”, explica o comandante-geral, coronel Roberson Luiz Bondaruk.
A doação faz parte da parceria entre a PM e as guardas municipais. “A corporação oferece um plano de treinamento às guardas, a fim de tornar a segurança pública mais forte a cada dia”, informa Bondaruk. Para ele, com o armamento, a prefeitura poderá investir os recursos em outras ações de segurança pública.
O diretor do Departamento de Segurança Pública e Patrimonial da PM, coronel Irineu Ozires Cunha, disse que as armas vão compor o arsenal para o treinamento da guarda municipal. A legislação federal determina que as guardas municipais tenham 100 horas de treinamento com pistolas e outras 100 horas com armas de repetição, como o revólver. Segundo o secretário municipal de Governo, Lukala Nóbrega, faltava este tipo de arma para o treinamento.
Ainda conforme Nóbrega, a parceria com a PM dá mais segurança para a população e, no ano passado, contribuiu para reduzir em 50% o índice de criminalidade do município.
Também estiveram presentes na cerimônia de doação o comandante do 6.º Comando Regional da PM, coronel Antônio Alves do Amaral Filho, e o subcomandante do 17.º Batalhão de Polícia Militar, major Eudes Camilo da Cruz, além de outras autoridades civis e militares.
O Guarda Municipal José Ilton Beserra (atualmente exercendo o cargo comissionado de Diretor-Comandante da GMBC), foi aprovado em 1º lugar no curso de Letras, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Garanhuns (UAG), a AGMBC-PE conversou com o colega GCM Beserra que ficou muito satisfeito com o resultado e que, embora tendo concluído o nível médio em 1997 (há 14 anos) participou do enem 2011 e conseguiu esta excelente classificação, provando mais uma vez que nunca é tarde para desistirmos dos nossos objetivos: "A maioria da nossa juventude não sabe aproveitar as oportunidades, pois hoje em dia, o acesso a universidade está se tornando cada vez mais fácil, fico muito feliz e agradeço a Deus por estar tendo esta oportunidade que não tive a alguns anos atrás, quando concluí o segundo grau", afirma o colega Beserra. Em nome da AGMBC-PE, PARABÉNS!!!
Concursados têm primeira aula do Curso de Formação para a GMR
Nessa última quinta-feira (05/01), foi dada a largada para o curso de formação para Guardas Municipais do Recife com a matrícula e a aula inaugural. Esse evento ocorreu no Teatro Tabocas, Centro de Convenções de Pernambuco, e dá continuidade ao processo seletivo do concurso iniciado em 2011 pela Prefeitura do Recife e realizado pela UPE/CONUPE.
Ao todo, 293 candidatos – 214 homens e 79 mulheres - participaram dessa atividade e demonstraram-se ansiosos pela tão sonhada nomeação. Mas até lá serão dois meses de capacitação e desenvolvimento de habilidades a fim tornarem-se Agentes de Segurança Municipal do Recife, assim como, Agentes da Autoridade de Trânsito. Os candidatos matriculados farão o curso de formação na Escola Superior de Relações Públicas (ESURP) e terão 386 horas-aula com didática em concordância com a Matriz Curricular para Guardas Municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
A mesa de abertura desse evento contou com a participação do Sr. Eduardo Vital, Secretário de Serviços Públicos do Recife; Sr. José Carlos Andrade, representando a Secretaria de Administração; Inspetor GMR Flávio Romárico, Diretor-Comandante da Guarda Municipal do Recife; Srª. Maria de Pompéia, Presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife; o Prof. Darlan Moutinho, Universidade de Pernambuco; Prof. Marconi Rodrigues, Coordenador do curso, e do Prof. Edimauro Assunção que ministrou, na ocasião, a primeira aula do curso. Estiveram presentes, também, os demais instrutores desse curso de formação profissional.
A reunião da guarda municipal foi muito proveitosa para todos, foi apresentado novo calendário de ferias,novas escalas de serviços onde a GCM BOM CONSELHO pela primeira vez vai ter a oportunidade de realizar um trabalho concreto, agora sim, a população de Bom Conselho vai ter orgulho dos serviços que serão prestados, também foi apresentado para os GCMs novo padrão de fardamentos sempre valorizando a cor AZUL que é uma marca das guardas de todo Brasil, foi aberta a palavra e todos poderam tira duvidas com o Diretor da GCM José Ilton e com a secretaria de administração Giselma Carvalho, foi também anuciado pela secretaria que ate o dia 15 de janeiro já estaremos recebendo a viatura da guarda municipal.AGMBC-PECADA VEZ MAIS FORTE E UNIDA.
A Policia Militar de Bom Conselho está com novo comandante, trata-se do capitão Carlos André, que assumiu o comando do 9ºBPM/PE, onde nove municipios fazem parte desta jurisdição militar. O capitão André, como é conhecido, substitui o capitão Boanerges que entra em férias por seis meses. O nobre capitão tem 17 anos de experiência militar e já trabalhou no GATE de Caruaru, ultimamente estava trabalhando em Garanhuns. Como está recém chegado à Bom Conselho, está fazendo levantamento da área de atuação e nos próximos dias estará desencadeando várias ações no municipio. Num diálogo com este blogueiro, capitão André, nos informou que gosta de estar com seus comandados em atividades ostensivas. Veio para juntamente com sua equipe fazer um trabalho sério no intuito de combater a violência na terra de Papacaça. Desejamos ao mais novo comandante da PM em Bom Conselho sucesso nesta nova empreitada.
Hoje tem futebol no Estádio Jorge Meira - O Carecão, a partir das 16h. Será um jogo festivo entre Seleção de Bom Conselho X Seleção de Pernambuco, com grandes nomes do futebol pernambucano e nacional, inclusive, com a estrela Viola, ex-Corinthians e Seleção Brasileira. A iniciativa desta partida amistosa é dos desportistas, Chicão, Carlinhos e Eliomar Borges. O ingresso custa R$ 10,00. A partir das 14h, estaremos acompanhando em tempo teal toda a mobilização para esta partida amistosa-festiva.A Guarda Municipal estará fazendo a segurança do evento com uma guarnição de 10 GCM, mais cerca de 30 vigilantes contratados.
Convocamos os Guardas Municipais e Vigilantes contratados, para se fazerem presente a uma importante reunião, nesta sexta-feira, dia 06 de janeiro de 2012, as 14h00m. na Câmara de Vereadores, onde juntos, realizaremos o planejamento anual da Guarda Municipal,dentro da pauta os seguintes assuntos:escalas de férias, inauguração da nova sede,compra de novos fardamentos, criação do pccv da categoria,dentre outros assuntos de grande importância.AGMBC-PE CADA VEZ MAIS FORTE E UNIDA!!!!
Os servidores públicos que recebem pagamento em conta-salário poderão, a partir de hoje (2), pedir a transferência automática do dinheiro para o banco que escolher. Esses trabalhadores foram os últimos a ter acesso ao benefício, uma vez que os da iniciativa privada têm esse direito desde 2009.
Com o prazo maior para a entrada em vigor do benefício ao funcionalismo público, os estados e municípios puderam oferecer por mais tempo o atrativo dos pagamentos aos servidores na hora de leiloar as folhas às instituições financeiras.
De acordo com as regras estabelecidas pelo governo, para transferir o salário para outra conta diferente da aberta pelo empregador, é preciso que a indicação seja feita por escrito à instituição financeira. O banco é obrigado a aceitar a ordem no prazo de até cinco dias úteis e os recursos devem ser transferidos para o banco escolhido pelo empregado no mesmo dia do crédito do salário, até as 12h.
Conta
A conta-salário é diferente da conta-corrente por ser destinada ao pagamento de salários, aposentadorias e pensões e por se tratar de um contrato firmado entre a instituição financeira e a empresa empregadora e não entre o banco e o empregado. Na conta-salário, o cliente não tem direito a talão de cheques e não pode receber outros depósitos além do salário. No site do Banco Central (BC), há uma série de perguntas e respostas sobre a conta-salário.
A instituição que processa o maior número de folhas de pagamento de servidores públicos no país é o Banco do Brasil (BB). Segundo o diretor de Clientes Pessoa Física do BB, Sérgio Nazaré, são 1,516 milhão de servidores federais, o que representa 71% dos pagamentos a esses trabalhadores. No caso dos servidores estaduais, são 3,104 milhões (59%), e dos municipais, o número chega a 2,058 milhões (27%).
O diretor do BB disse que o banco não espera perder clientes com a nova regra que vigora em 2012. Segundo ele, a instituição tem investido em estratégias não somente para manter, mas também para aumentar o número de clientes. Desde 2009 está sendo ampliada a rede de atendimento, são trocados equipamentos de autoatendimento para garantir maior velocidade e são ofertados aos clientes produtos e serviços customizados.
“Há um reforço na estrutura de relacionamento”, disse. Ele lembrou que servidores federais têm livre opção bancária por decisão do Ministério do Planejamento e, mesmo assim, não houve redução de clientes nesse segmento.
Bancos
De acordo com o Ministério do Planejamento, os servidores públicos federais sempre puderam escolher o banco onde querem receber o salário. A maior concentração de pagamentos está no BB, com 76,41% - cerca de R$ 4,9 bilhões - do total de pagamentos a servidores ativos e aposentados feitos em outubro deste ano.
Em seguida vêm a Caixa, com 12,65% (R$ 825 milhões), o Banco de Brasília (BRB) – 4,01% ou R$ 261,5 milhões), o Itaú (2,79% - R$ 182,3 milhões) e o Bradesco (1,31% - R$ 85,8 milhões). Além dessas cinco, outras instituições financeiras também fazem os pagamentos mas, segundo o ministério, formam um percentual pequeno na preferência dos servidores.
Em nota, o Banco Itaú não informou o número de servidores públicos (federais, estaduais e municipais) que têm conta-salário e disse que apoia a portabilidade, que é um legítimo direito do trabalhador.
O Bradesco informou apenas que paga salários de 2 milhões de servidores em todo o país. A Caixa, por meio da assessoria de imprensa, disse que prefere não se pronunciar sobre o assunto “por uma questão estratégica”.