Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

GUARDA MUNICIPAL,VIGILANTE E VIGIA. SAIBA DIFERENCIAR !




Embora na nossa realidade , e creio que em todos os lugares existam Guardas Municipais,Policiais e outros , que , por pura preguiça ou falta de coragem mesmo, preferem ser vigias,com todo respeito a esse labor e estes profissionais,não se esforçando para engrandecer as suas profissões e alça-las ao topo ,resolvi postar uma matéria que resume rapidamente a diferenciação existente entre Guardas Municipais , Vigilantes e Vigias.Todos nós conhecemos alguns "moitas" que talvez exerçam o trabalho errado,não produzem e somente esperam o fim do mês para receber o salário.Geralmente estes recebem menos,pois quem não se esforça não tem o mérito como recompensa. Vejamos as diferenças:

Vigilante: Aquele que exerce a função de segurança em um Shopping,Banco ou outro, oferecendo proteção, não apenas ao patrimônio das pessoas que ali trafegam e trabalham, mas também em relação aos seus patrimônios, coibindo qualquer ato de violência que fosse praticado dentro do estabelecimento. A sua função não apenas resguarda a vida e o patrimônio das pessoas, como gera, em quem frequenta o Shopping, a sensação de estar resguardado, protegido. É nisto que investe a empresa que contrata um "segurança" e é nisto que acreditam as pessoas que veem a vigilância ostensiva do estabelecimento.

Vigia:
Funcionário que presta atividade como a do simples vigia ou porteiro, que apenas toma conta do patrimônio, desarmado, e pode ser facilmente rendido por qualquer ato de violência externa. Ele apenas toma conta do estabelecimento que se encontra fechado. As funções desenvolvidas pelo vigia, mais brandas e de modo menos ostensivo, não se confundem com as do vigilante.Geralmente não estão uniformizados ,no máximo ostentando indumentária sem nenhuma marca parente de agente de segurança.

Guarda Municipal:
O Guarda Municipal é o servidor efetivado em concurso público,pertencente aos quadros de uma Guarda Municipal instituída ou de um grupamento de Guardas,encarregado , segundo a constituição federal da proteção dos bens , serviços e instalações municipais, conforme dispuser a lei.Nos dias de hoje ,os Guardas Municipais reforçam também a segurança pública auxiliando as Policias estaduais e até federais.Recebem treinamento antes de exercerem suas atividades e podem trabalhar ostensivamente usando viaturas caracterizadas, armamento letal ou não letal.O porte de arma institucional se restringe a servidores residentes em cidades com mais de 50.000 habitantes,mas o Guarda Municipal em cidades menores pode requerer o porte particular,inclusive com isenção de taxas e usar para sua proteção no trabalho e na defesa da sua família e residência.A denominação pode variar entre Guarda Municipal ou Guarda Civil Municipal,não existindo diferença no serviço.A cor padrão dos uniformes dos Guardas Municipais é o azul-marinho,sendo poucas aquelas que não adotam esta cor.As guardas Municipais são organizações eminentemente civis,não adotando regime militar como preceito.Os Guardas Municipais podem portar e trabalhar com o revolver.38, a pistola .380 e espingarda calibre 12 ,desde que com o devido porte regulamentado , particular ou funcional.
ESTE MATÉRIA É ENDEREÇADA AQUELES QUE DESEJAM SABER DIFERENCIAR E APRENDER MAIS UM POUCO SOBRE PROFISSÕES ASSEMELHADAS E AO MESMO TEMPO TÃO DISTINTAS.
Texto: Direção-Geral da GMJS.
Fonte:

7 comentários:

  1. nem todos estão acomodados no municipio em que trabalho, Garça-SP não tem guarda municipal, sou concursado como vigia e carrego na manga da camisa da minha farda escrito guarda municipal, trabalho em praças, parques,ginasios bosques do municipio com animais ferozes enjaulados sem a minina segurança, sem radio telefone, guarita ou outros itens minimo para minha segurança, o que fazer,a quem reclamar? quero mudança, melhoria grato Paulo R. Moraes

    ResponderExcluir
  2. Da Cunha, muito interessante sua postagem, bem explicada,mas um tanto preconceituosa, quando se refere como "simples porteiros","simples vigias".Outra coisa, um porteiro ou um vigia pode ser tao profissional,ou mais, quanto um GCM.O que acontece é que muitas vezes nem todos tiveram oportunidade de ingressarem na "GLORIOSA GCM"...

    ResponderExcluir
  3. SOU VIGILANTE MUNICIPAL DO MEU MUNICIPIO, É A MESMA COISA DO GUARDA MUNICIPAL OU QUA ???????????????

    ResponderExcluir
  4. SOU VIGIA MUNICIPAL CLASSE I DE OSASCO QUERO DIZER QUE ESSA POSTAGEM FOI UM POUCO PRETENCIOSA ESSA SIMPLICIDADE NO ATENDIMENTO EXISTE MAIS NÃO NO GERAL, TRABALHAMOS JUNTAMENTE COM A GCM DE OSASCO TEMOS UM EFETIVO DE 378 HOMENS E MULHERES TRABALHAMOS EM TODOS OS PRÓPRIOS MUNICIPAIS DE OSASCO PS. UBS, HOSPITAIS, ALBERGUES, CAPS PAEQUES E ETC LUGARES COM BASTANTE FLUXO DE MUNÍCIPES E FAZEMOS SIM SEGURANÇA PREVENTIVA E MUITAS VEZES ATÉ OSTENCIVA

    ResponderExcluir
  5. boa tarde acho que definição de vigia vigilante e guarda municipal e erronia,
    nem sempre um vigia guanhã menos por ser despreparado tenho curso de vigilante sou preparada não acomodada somos tao importante com um guarda municipal ou um vigilante que usa farda mais se confunde com a sua (profissão) que nem sabe se quer ser vigilante ou um policial por usar uma arma que nem pode sair do seu perímetro de Ação VIGIA PATRIMONIAL COM ORGULHO !!!

    ResponderExcluir