1º PASSO - SER O PREFEITO QUE NÃO COMANDA
Ele tem como única preocupação o usufruto das regalias do cargo, desempenhando com maestria os simbolismos da função, mas sendo incapaz de fazer sentir a sua liderança (se é que tem) tanto quanto é incompetente para conquistar o respeito voluntário de seus servidores.
Ele tem como única preocupação o usufruto das regalias do cargo, desempenhando com maestria os simbolismos da função, mas sendo incapaz de fazer sentir a sua liderança (se é que tem) tanto quanto é incompetente para conquistar o respeito voluntário de seus servidores.
2º PASSO - NÃO SER EXEMPLO DE LIDERANÇA
Aquele prefeito que nenhum outro colaborador em níveis hierárquicos subordinados gostaria de seguir os passos.É aquele que:- Acha que o problema são os outros.- Não exerce influência sobre os demais.- Não sabe quando assumir a responsabilidade.- Falha seriamente com a mídia.- Sempre obedece, mesmo quando raramente discorda.
3º PASSO - NÃO SABER OUVIR
Ouvir é o instrumento básico do relacionamento humano.Ouvir para conhecer.Ouvir para prestigiar.Ouvir para incentivar.Ouvir para amadurecer.Ouvir para decidir.Conhecer o subordinado; prestigiá-lo como pessoa; incentivá-lo à participação.Amadurecer para decidir.Decidir para comandar!"O gestor que não sabe ouvir é o mesmo que:- Não sabe ver a sua Corporação pelos olhos de sua equipe.- Nomeia as pessoas certas para as funções erradas.- Não sabe usar o poder mágico das palavras.
4º PASSO - NÃO TER UM OBJETIVO E UM SENTIDO PARA O SEU COMANDO.
Um prefeito precisa articular uma meta comum que inspire a sua equipe a se empenhar em conjunto. Além de ser capaz de angariar o apoio coletivo.Para ser medíocre, também:- Não consiga estimular a sua tropa.- Não se empenhe para desbloquear os canais obstruídos.- Não saiba tirar disciplina da liberdade concedida.
5º PASSO - CRIAR UM CLIMA DE DESCONFIANÇA
Esta condição gera uma disputa interna por cargos e funções. Não há confiança e respeito entre os graduados integrantes da estrutura administrativa superior. Os atritos são constantes e geram fofocas e incidentes de assédio moral. Este gestor é aquele que:- Não aceita que até mesmo a pior falha pode ser superada.- Trata mal o portador das más notícias e com medalhas os bajuladores.- É incapaz de proteger a sua equipe contra os graduados lunáticos.- Não quer ser o melhor, pois teme as responsabilidades decorrentes.
6º PASSO - BUSCAR ELOGIOS E NÃO RESULTADOS
Estes gestores estão preocupados simplesmente em livrar as suas peles e manter as suas regalias pelo maior tempo possível.Este comandante:- Não ajuda a derrubar barreiras.- Não aceita a opinião de seus colabolradores.- É autoritário.- Não aceita erros, mesmo que estes ocorram com a intenção de fazer o certo.- Acredita que as boas idéias só podem surgir na cabeça de Secretários, Coronéis ou qualquer outros que tenham poder de mudar a sua medíocre situação funcional.- Não desafia a sua tropa para superar os limites.
7º PASSO - NÃO ASSUMIR RISCOS CALCULADOS
Não compreende que atualmente as Corporações devem, para permanecerem vivas e fortes, elogiar e promover aqueles que correm riscos, mesmo que fracassem de vez em quando. Aqueles que nunca erraram nunca fizeram nada para melhorar a Corporação.Estes gestores também:- Preferem as pessoas que seguem o padrão do que aquelas que pensam por si mesmas.- Não dão oportunidades aos profissionais promissores.- Têm medo de quebrar as regras que não fazem sentido.
8º PASSO - NÃO PREPARAR O SEU PESSOAL
Estes gestores menosprezam os treinamentos, pois querem simplesmente ver o pessoal em postos de serviço para dar uma satisfação aos políticos. Acham os cursos, estágios, treinamentos e outros, dispensáveis e de menor importância. Quando o FUNCIONÁRIO erra por falta de conhecimentos técnicos, este tipo de gestor quer crucificá-lo.
9º PASSO - ESTIMULE A DESUNIÃO
O Prefeito que não é justo no estabelecimento de punições ou, pior ainda, na concessão de prêmios e condecorações, beneficiando preferencialmente aqueles indicados politicamente ou que se estruturam pela bajulação, em detrimento dos que realmente estão correndo os riscos da atividade funcional, gera um clima de descontentamento e desunião no seio da equipe.
10º PASSO - NÃO SE PREOCUPE COM A QUALIDADE DE VIDA DE SUA EQUIPE
Os gestores que não têm a menor preocupação com as condições de moradia, saúde, educação, lazer e salarial de seus servidores, não se preocupando com fatores importantes como: escala de serviço, ambiente de trabalho adequado, assistência médica, promoções, acompanhamento psicológico, assistência jurídica, etc; são os verdadeiros gestores medíocres.
OBS: Se você não se considera um GESTOR MEDÍOCRE, não se preocupe, este alerta não é pra VOCÊ!!!
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